Pular para o conteúdo principal

As 4 áreas de pesquisa que são consideradas tendências em TI

Atualmente em pleno século XXI estamos presenciando um crescimento exponencial tecnológico e como consequência é necessário de mais pessoas trabalhando e estudando para melhorar e descobrir novos métodos para solucionar problemas, existem alguns desafios que pessoas pagariam milhares de dólares para que fossem resolvidos hoje (o problema P vs NP é um desses com um premio de USD 1.000.000.00 para quem demonstrar uma solução). Todavia, esse tipo de desafio extremamente complexo não é o foco dessa postagem, Pois hoje iremos tratar de 4 áreas de pesquisa que buscam resolver problemas relacionados as próprias e estão crescendo muito no mercado de TI, sendo elas as seguintes:

  1. Segurança Computacional

De acordo com um site norte americano chamado Bureau of Labor Statistics, a procura de profissionais dessa área no período de 2016 a 2026 aumentará 28% sendo que em todas as ocupações a média de crescimento é de 7%, ou seja, um aumento muito significativo e isso realmente tende a acontecer em todo mundo ja que segurança na área de informática não é algo opcional pois existem diversos tipos de operações que são feitas hoje em dia na internet (serviços bancários, governamentais, etc.)

  1. Inteligencia artificial e robótica

Um relatório de um site chamado Global Market Insights afirma que o valor do mercado internacional de robótica industrial provavelmente ira ultrapassar os 80 bilhões de dólares em 2024! O crescimento dessa área nos últimos anos se deve ao fato de que houve uma rápida escalada nas atividades dessa área de pesquisa, e apesar da inteligência artificial ainda estar engatinhando em termos de tecnologia atual, existem investimentos gigantescos de empresas tecnológicas como a IBM e a Google, o que contribui para que a robótica industrial e as aplicações de IA se desenvolvam.

  1. Analise de dados (Big Data)

A analise de dados é uma área que vem crescendo muito nos últimos anos, ha uma demanda significativa de profissionais especializados nessa área e um esforço por parte das empresas para aumentar o salário para atrair especialistas. É uma área que está em praticamente tudo na internet hoje em dia, desde bancos até a quarta área que será tratada nessa postagem.

  1. Bioinformática

Uma área de interesse aos formados em ciência da computação que gostam de biologia e medicina, é um campo que aplica conceitos de big data para desenvolver softwares capazes de criar conjuntos de dados capazes de armazenar informações biológicas para fins de pesquisa. A bioinformática poderia contribuir na descoberta da cura do câncer fornecendo informações sobre a composição molecular das células cancerígenas.



Como já foi falado aqui na minha postagem anterior, existem muitos campos de estudo em ciências da computação para seguir, para ter uma ideia a Universidade da Carolina do Norte possui 18! De qualquer forma existem universidades menores e com menos áreas de pesquisa e existem também universidades que tratam algumas áreas como subáreas, isso não significa que a universidade seja ruim, mas pode ser que a instituição não possua orientadores disponíveis na faculdade para que seja possível a implementação (ou aprofundamento) de determinado campo de estudo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACM, IEEE, SBC, o que são?

Olá, pessoal . Neste post, venho falar sobre algumas organizações famosas no ramo da computação, que auxiliam profissionais a modelar soluções para problemas utilizando sua ferramenta de trabalho, a máquina. Este auxílio pode ser enviado e empregado de maneira ampla, desde financeiramente, na disponibilização de material até no fornecimento de informações úteis no processo de desenvolvimento do projeto em questão. Citarei aqui sobre três em específico, as internacionais ACM e IEEE, e a nacional SBC. ACM (Association for Computing Machinery) A Associação por Maquinário de Computação, foi fundada nos Estados Unidos, e visa melhorar as relações da careira profissional na computação para os profissionais no ramo e os que estão por vir por meio do reconhecimento das questões atuais e do diálogo de ideias para fazer da área profissional cada vez mais estável em conhecimento. Como a maior sociedade de computação do mundo, é voltada também a auxiliar seus membros a de...

Cursos de Ciência da Computação no Brasil versus UFS

Olá pessoal!       Hoje iremos fazer um comparativo e analisar como a UFS (Universidade Federal de Sergipe) atua em relação as 5 melhores universidades de Ciência da Computação no Brasil segundo o ENADE.        Mas você pode estar se perguntando o que é o ENADE? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Enade é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que por sua vez é vinculado ao Ministério da Educação (MEC).       Tendo esclarecido essa dúvida vamos agora saber quais são as 5 melhores universidades de Ciência da Computação todas com nota 5, máxima avaliação do ENADE. São elas: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - Rio); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade Federal da Bahia ...

Perfil de um Informático

    Olá pessoal, hoje vamos falar um pouco sobre o perfil de um informático; Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre isso e também não conheça a importância deste tema na sua vida, caso deseje ingressar ou já esteja graduando-se em um curso da área de tecnologia da informação(TI). O principal foco desta publicação é o curso de ciência da computação (CC), mas também servirá para muitos outros cursos. Tais como sistemas de informação (SI), engenharia da computação (EC), analise e desenvolvimento sistemas (ADS) e muitos outros cursos ramificados na área de TI. Diante dos vastos campos de atuação para o profissional de TI, temos vários perfis de informáticos que naturalmente sentem mais afinidade com uma ou outra atividade. Dentre esses temos os principais: analista, arquiteto, engenheiro, gestor de negócios e docente.  Analista: É o cara que também pode criar, mas seu principal foco é tipo controle de qualidade. ele mapeia processos, impl...