Pular para o conteúdo principal

Perfil de um Informático




  
Olá pessoal, hoje vamos falar um pouco sobre o perfil de um informático; Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre isso e também não conheça a importância deste tema na sua vida, caso deseje ingressar ou já esteja graduando-se em um curso da área de tecnologia da informação(TI).

O principal foco desta publicação é o curso de ciência da computação (CC), mas também servirá para muitos outros cursos. Tais como sistemas de informação (SI), engenharia da computação (EC), analise e desenvolvimento sistemas (ADS) e muitos outros cursos ramificados na área de TI.

Diante dos vastos campos de atuação para o profissional de TI, temos vários perfis de informáticos que naturalmente sentem mais afinidade com uma ou outra atividade.

Dentre esses temos os principais: analista, arquiteto, engenheiro, gestor de negócios e docente.

  •  Analista: É o cara que também pode criar, mas seu principal foco é tipo controle de qualidade. ele mapeia processos, implementa sistemas informatizados para atender necessidades específicas de alguma empresa contratante, modela o sistema, torna ele mais dinâmico, testa a segurança. Ou seja, é o cara que tem afinidade com várias linguagens de programação, tem facilidade em resolver problemas de forma simples e eficiente e capaz de trabalhar sobre pressão. 

  • Arquiteto: Esse é o cara do pensamento estratégico, aquele que ver as coisas de forma mais abrangentes, que delimita padrões para o desenvolvimento do software; como designer, interação com várias interfaces, e que também se preocupa com a rentabilidade do que está sendo produzido. Este é o cara que pensa fora da caixa, tem facilidade de comunicação, e tem habilidades em administração.

  • Engenheiro: Este é o programador, ele cria, desenvolve e da manutenção nos softwares, sempre tá buscando formas mais rápidas de resolver problemas computacionalmente, está sempre se inteirando de novas linguagens de programação e tecnologias. Ou seja, ele precisa ter muita afinidade com várias linguagens de programação, ter facilidade em trabalhar sobre pressão, pensar em soluções para diversos tipos problemas e estar sempre se atualizando. 

  • Gestor de negócios: Este cara usa muita informática e também administração, manipula e estuda dados para definir áreas de investimentos que gerem maior lucro para determinada empresa, é visionário, pensa sempre na melhor solução e no, melhor investimento a ser feito. Ou seja, este é o cara que tá sempre um passo a frente, tá sempre se aprimorando, tem facilidade de comunicação, e muita habilidade de administração.

  • Docente: O docente é o que sabe muito da teoria, que desenvolve projetos de pesquisa, descobre coisas novas, tem facilidade em transmitir conhecimento e que busca sempre estudar mais e se aprimorar sempre. Ou seja, esse é o profissional que tem muita facilidade em ensinar o que sabe de forma simples, o cara que sempre tem o desejo de descobrir algo novo, ou aprimorar o que já existe.




Todos esses perfis, tem algum tipo de relação com uma ou mais áreas de atuação, e cada curso pode lhe proporcionar um estudo mais aprofundado e te ajudar a desenvolver melhor isto. E se você ainda não sabe qual vertente quer seguir, calma! Durante o curso com certeza vai conseguir se identificar com algum dos perfis citados acima ou até mesmo que não foram citados. Até se for o caso pode mudar de curso, por exemplo estudar ciência da computação e mudar para sistemas de informação ou vice e versa. O ideal é saber mais ou menos o que você quer fazer depois de formado e procurar um curso no qual a grade melhor se encaixe com seu objetivo.


e se mesmo assim, ainda não conseguiu imaginar algum perfil que se adeque ao teu,então acesse o link a seguir para ver algumas áreas de TI, que são
excelentes opções: https://www.youtube.com/watch?v=cCY6q8eCbr8

Muito obrigado pela atenção e espero que goste dos conteúdos do blog.











  



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ACM, IEEE, SBC, o que são?

Olá, pessoal . Neste post, venho falar sobre algumas organizações famosas no ramo da computação, que auxiliam profissionais a modelar soluções para problemas utilizando sua ferramenta de trabalho, a máquina. Este auxílio pode ser enviado e empregado de maneira ampla, desde financeiramente, na disponibilização de material até no fornecimento de informações úteis no processo de desenvolvimento do projeto em questão. Citarei aqui sobre três em específico, as internacionais ACM e IEEE, e a nacional SBC. ACM (Association for Computing Machinery) A Associação por Maquinário de Computação, foi fundada nos Estados Unidos, e visa melhorar as relações da careira profissional na computação para os profissionais no ramo e os que estão por vir por meio do reconhecimento das questões atuais e do diálogo de ideias para fazer da área profissional cada vez mais estável em conhecimento. Como a maior sociedade de computação do mundo, é voltada também a auxiliar seus membros a de...

Cursos de Ciência da Computação no Brasil versus UFS

Olá pessoal!       Hoje iremos fazer um comparativo e analisar como a UFS (Universidade Federal de Sergipe) atua em relação as 5 melhores universidades de Ciência da Computação no Brasil segundo o ENADE.        Mas você pode estar se perguntando o que é o ENADE? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Enade é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que por sua vez é vinculado ao Ministério da Educação (MEC).       Tendo esclarecido essa dúvida vamos agora saber quais são as 5 melhores universidades de Ciência da Computação todas com nota 5, máxima avaliação do ENADE. São elas: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - Rio); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade Federal da Bahia ...